sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Escafandro e a Borboleta (Filme)

Capa
Título original: Le Scaphandre et le Papillon
Diretor: Julian Schnabel
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny
Gênero: Drama
França, 2007

O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon, 2007, França, EUA) conta a história do jornalista e editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofre um AVC, entra em coma e acorda vinte dias depois. Acometido por uma rara doença, Síndrome do Encarceramento, Jean-Dominique perde os movimentos do corpo, apenas podendo piscar o olho esquerdo e, assim, usa-o para se comunicar com as pessoas piscando letras do alfabeto.

Preso pelo corpo, se vê em um escafandro observando o mundo por uma única fresta. Aprisionado. Estando ali, talvez como um morto consciente, talvez apenas como um observador, lança seus comentários sobre as pessoas, opina sobre os acontecimentos da vida. Pode ser, enfim, ele mesmo.


Para continuar a viver, Jean-Dominique vai encontrar apoio nas únicas coisas que lhe restam: a memória e imaginação. Dessa forma, cria um mundo próprio para, quem sabe, buscar a Borboleta que um dia fugiu de si.

O escafandro, aquela roupa velha e pesada de mergulhador, é um fardo para o jornalista que nunca aceitou sua condição. Seria a borboleta a vida que lhe fugiu, a felicidade, ou as duas coisas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário