segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Enigma de Kaspar Hauser (Filme)

Capa
Título Original: Jeder für sich und Gott gegen alle - Cada um por si e Deus contra todos.
Direção: Werner Herzog
Elenco: Bruno S., Brigitte Mira, Walter Ladengast, Herbert Achternbush, Reinhard Hauff, Henry van Lyck, Enno Patalas, Kidlat Tahimik, Florian Fricke, Herbert Fritsch
Gênero: Drama
Alemanha, 1975.

Kaspar Hauser (1812-1833) foi um jovem alemão privado, por um longo período de sua vida, do contato social, sem ver ao menos um ser humano. Ficou durante anos preso num pequeno cômodo, sua alimentação era posta à noite para que não houvesse, de fato, nenhum contato com pessoas.



Certo dia, foi encontrado misteriosamente no centro de uma praça pública numa cidade da Alemanha. Kaspar Hauser não conseguia andar de pé como um humano, não sabia falar e seu pensamento era muito primitivo, não conseguia ou tinha extrema dificuldade em compreender a realidade. Por não ter vivido em sociedade, Kaspar não era, de fato, humanizado.

A sociedade faz com que nos tornemos homens, através delas podemos, pelo menos em parte, nos conhecer e construir uma visão do mundo ao nosso redor. Sendo assim, Kaspar não conhecia nem o seu mundo interior e nem o mundo exterior. Tinha dificuldade em distinguir a realidade de sonhos. A partir de quando aprende uma linguagem, busca o autoconhecimento através da escrita. Um mundo que sempre lhe parece estranho por mais que tente descobri-lo.

O filme, baseado numa história real, serve para percebermos o quanto estamos interligados um ao outro e sem essa relação não poderíamos nunca ser o que somos e o quanto estamos presos a uma cultura que, sim, nos torna melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário