terça-feira, 28 de maio de 2013

Somos tão Jovens (Filme)

Capa
O filme começa com Renato Russo (Thiago Mendonça) quebrando a perna devido a uma doença óssea, a epifisiólise. É um começo bastante angustiante. O filme não mostra muitos detalhes deste período, mas Renato ficou seis meses na cama, movimentando-se pouco, época em que se dedica demasiado à música.

Renato Russo passou a juventude influenciado pelo cenário punk que nascia, principalmente por Sex Pistols. O compositor dava aulas de inglês, mas sempre teve como grande sonho montar uma banda e fazer sucesso.


Somos tão Jovens, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, mostra um Renato Russo depressivo, revolto, questionador, intempestivo e que não gosta de ser contrariado. Por esse comportamento, desfaz a banda Aborto Elétrico, fica sozinho, sua única companhia é a amiga Aninha (Laila Zaid). Há momentos muito divertidos.

O filme mostra toda a trajetória do compositor até fundar a Legião Urbana. Thiago Mendonça faz uma atuação magnífica, muito parecido com Renato, tanto na fisionomia quanto na maneira de agir, falar e dançar; inclusive, ele mesmo que canta; as músicas em cena foram gravadas ao vivo.

Não vemos apenas o despontar desse ícone da música brasileira, é possível ver também um pouco da história do rock nacional; as bandas brasilienses, como Capital Inicial, se formando. Parece que Brasília tinha uma atmosfera voltada para a música, sendo que muitas outras bandas surgiram no Distrito Federal.

O filme relembra grandes sucessos da banda, é nostálgico e emocionante. Há pessoas que vão querer ter vivido em Brasília nessa época e ter tido uma banda de rock... Mais um grande filme para o cinema nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário