sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Cinco Minutos (livro)

Capa
Sim, pouco tempo pode mudar a vida de uma pessoa. Foi o que aconteceu neste curto romance: o narrador personagem atrasa-se por cinco minutos e precisa tomar o próximo ônibus; encontra-se com uma misteriosa mulher de rosto encoberto, por quem se apaixona. O medo de estar amando uma mulher feia, velha, também o aflige.

O protagonista passa dias à procura dela, que se mantém misteriosa, incógnita. Nestes encontros e desencontros, Carlota pede a ele que não a siga para privá-lo de tristeza maior, pois ela vive muito doente. Mas ele não desiste, parte em uma longa peregrinação para ficar junto dela.


Cinco Minutos foi lançado primeiro como folhetim e depois como livro em 1856. A história é melosa, conta sobre um amor idealizado e perfeito, como toda típica obra romântica, cativante. O livro é o primeiro romance de José de Alencar, principal escritor romântico da primeira geração, nascido no Ceará em 1829. 

O escritor estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi jornalista, advogado, político e chegou a ministro da justiça. Também escreveu outros clássicos como: O Guarani (1857); A Viuvinha (1857); Lucíola (1862); Iracema (1865); Senhora (1875), entre outros. Faleceu em 1877 vítima de tuberculose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário