terça-feira, 7 de julho de 2015

O Homem Pós-Histórico

Capa

O Homem Pós-Histórico trata de um homem da pré-história que vive sozinho numa caverna ao redor de uma fogueira, caçando, comendo, dormindo. Tudo que o amedronta aflige também o homem de hoje. Ele tem medo do desconhecido. 

Tudo que existe, até então, é ele e o seu mundo. Ele é um ser bruto, vagueia pela terra nu e com uma lança atrás de comida, mas à medida que avança, ele vai se descobrindo e quer saber mais sobre tudo que o cerca. De primeiro momento, sente medo, recua e enfim persiste.

Em uma de suas caçadas, descobre uma biblioteca cheia de livros e corredores coberta pela vegetação. Uma biblioteca na pré-história? Encontra um homem igual a ele e conforme caminha seu mundo vai se expandindo, ele se expande. Descobre mais coisa, enfrenta lobos, o frio chega à beira da morte, mas não desiste, vai construindo sua história.

É um livro simples, leve, objetivo e com conteúdo. Dividido em capítulos bem definidos que guiam o leitor a descobrir mais sobre a obra, assim como o protagonista faz durante toda a história. Embora o retrato seja de um homem das cavernas, é sobre a própria história do homem moderno que o livro trata com todos os seus medos, brutalidade e ao mesmo tempo da compaixão, do amor e capacidade de compreensão e curiosidade. Após a sua história, o seu histórico, o protagonista se desenvolve. Há um mundo lá fora muito maior do que o nosso e precisamos descobri-lo.

O autor, Henry Alfred Bugalho, é escritor, fotógrafo, fundador da Oficina Editora, editor da Revista ZAMIZDAT e autor de uma porção de livros. Eu estava vagueando pelo site da editora e me deparei com este livro. O nome me atraiu. Homem pós-histórico? Por que não pré? O que seria isso? Não entendo como um escritor pode vender seus livros a R$1,99. Não acreditei. Na hora resolvi comprar para ler. Não me arrependi, o livro vale muito mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário